sexta-feira, 19 de julho de 2013

Programa Mais Médicos



 Apoiamos o  Programa Mais Médicos e o Fortalecimento do SUS!

Mais investimentos em Saúde!Só assim a Constituição estará sendo respeitada!

A Confederação de Mulheres do Brasil apóia o Programa Mais Médicos recém criado pela MP 621 e apresentado pela Presidenta Dilma.  É reconhecimento de que a Saúde no Brasil está na Emergência.
Não suportamos mais a atual situação e estaremos acompanhando a implantação do programa  Mais Médicos que garantirá médicos (as) para os municípios do interior e para as periferias das grandes cidades.  É preciso aumentar a oferta de mão – de -obra e o importante é SALVAR as vidas de nossos filhos, pais, mães, companheiros, amigos, parentes. A primeira condição para um atendimento ter qualidade é acontecer quando e onde é necessário. Não existe HUMANIZAÇÃO da saúde sem essa prioridade básica assegurada.
A situação é crítica:
Mais de 700 cidades não tem sequer um único médico em trabalho permanente. 22 estados estão abaixo da média nacional, sendo que cinco têm menos de um médico para cada grupo de mil habitantes. Em 1.900 cidades, a proporção é menor que um médico para cada três mil pessoas. Mesmo os estados de média mais elevada sofrem com desníveis regionais, marcados pela concentração nos grandes centros urbanos e carência nas periferias.
Saúde não é mercadoria e o SUS não pode se tornar um Sistema complementar aos Planos Privados de Saúde.
Saudamos que o Programa tenha a finalidade de formar recursos humanos na área médica para o Sistema Único de Saúde (SUS) tornando obrigatório o atendimento básico de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por dois anos para os estudantes de universidades públicas e também para os estudantes de universidades privadas.
Lutamos muito para conquistar o SUS na Constituição de 1988 e lutaremos sempre para que o SUS seja fortalecido e se torne DE FATO o Sistema Único de Saúde a atender nossa população. É garantir a universalidade, a integralidade e a gratuidade. É garantir DIGNIDADE! Em outros países os investimentos públicos em Saúde pública alcançam até mais que 80% se comparados com os investimentos em sistemas privados que devem ser complementares. É ainda muito pouco o aumento dos investimentos para a infra-estrutura de saúde, num total de 15 bilhões de reais até 2014. É preciso muito mais e ainda mais rápido. É possível e para isso continuaremos a luta para INVERTER a aplicação dos recursos públicos deixando de pagar banqueiros e seus gananciosos juros.

O povo brasileiro precisa de acolhimento, defesa e proteção!

É urgente levar médicos brasileiros e estrangeiros a municípios que tenham média inferior à nacional de 1,8 médicos por grupo de mil habitantes. Os médicos formados em outros países só serão chamados a ocupar os postos não preenchidos pelos brasileiros e precisarão ter conhecimentos de Língua Portuguesa.  Os municípios oferecerão moradia e alimentação dos médicos, além de ter de acessar recursos do Ministério da Saúde para construção, reforma e ampliação das unidades básicas.

Confederação das Mulheres do Brasil e Federações Estaduais de Mulheres do RGS,SC,PR,SP,RJ,MG,BA,MGS,RGN,CE,PE,SE,DF e entorno, GO,PA e representações em RR,RO,AM,AC,PI, MT,ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário